Como incentivar a ciência entre as crianças? | Ulla Brinquedos ciência, GZA, vocabulário, ulla, brinquedos, genius science, harvard, tony wagner, liquid science, brinquedos de madeira, montessoriano, waldorf

Como incentivar a ciência entre as crianças?

Publicado: 20/06/2018


       O Gênio

Esta semana a Netflix lançou no Brasil um documentário sobre ciência com um apresentador inusitado: o rapper GZA! Convenhamos que não é o tipo de pessoa que se espera para um documentário sobre ciência. Aqui na Ulla ficamos encafifados "Quem é esse rapper? Por que ele está falando sobre ciência?"

             

Acontece que GZA é um gênio. Seu apelido na cena do Hip & Hop é literalmente The Genius, e seu grupo, o Wu-Tang Clan, é considerado pela crítica um dos melhores de todos os tempos.

Mas esta não é uma newsletter sobre Rap. É sobre como a arte de fazer boas perguntas e a curiosidade podem transformar crianças em pessoas capazes de mudar o mundo. GZA, super descolado e intrigado, parece ser o porta-voz ideal.
_______________________________

    





"Aos 7 anos meu primo levou um choque impressionante ao enfiar uma tesoura na tomada. A parede ficou preta, as luzes se apagaram, seus dedos ficaram em carne viva. O médico disse que foi o solado do tênis que lhe salvou a vida. Ora, o metal foi a causa, a borracha preveniu a morte. Essas coisas me instigavam” - GZA no seu Ted Talk











                                                                _____________________________

         Curiosidade e Criatividade se praticam

Celulares e computadores não farão de nossas crianças mais criativas e curiosas.

A arte de fazer perguntas e se tornar um adulto capaz de transformar positivamente a própria vida e de outros é treinada com pais e professores que questionam e se divertem. A diversão, o prazer, a troca de experiências são essenciais para o aprendizado.               

_______________________________
"Física é a força que regula o universo. Ciência é o que pode melhorar as nossas vidas" - GZA
GZA ajudou a funda o Science Genius. Uma iniciativa que promove a composição de raps em escolas públicas durante as aulas de matemática, física, química, biologia e tecnologia.

Tem sido um sucesso! Quando GZA aparece nas aulas então... Os olhos brilham.

Os alunos, antes entediados e sonolentos, com a testa sobre a mesa, agora compõem e cantam animados F = Gm1m2/r2. Passaram de repetentes à nota 10. Procuram nos livros termos científicos que ainda não aprenderam, seus conceitos, para que rimem e adicionem sentido às suas mensagens. Estão se candidatando para bolsas em faculdades :)
_______________________________

As 7 características para o sucesso 

Há 7 competências que os jovens devem adquirir até o final da escola para conseguirem empregos de sucesso, diz Tony Wagner, professor e pesquisador sobre educação em Harvard. E todas elas não estão relacionadas com o antigo sistema de memorização e tédio em sala de aula. Tony Wagner propõe uma revolução no ensino através do brincar. Novamente, é a diversão, o prazer, que trás aprendizagens duradouras na infância.

               

As 7 competências foram listadas após centenas de pesquisas com líderes da Apple, Unilever, Dell, o exército americano, professores de escolas e universidades, dentre outros, e foram publicadas no seu livro The Global Achievement Gap:

1. Pensamento crítico, ou, a arte de se fazer boas perguntas
2. Colaboração e liderar por influência
3. Adaptabilidade
4. Iniciativa
5. Comunicação oral e escrita efetivas
6. Acessar e analisar informação
7. CURIOSIDADE E IMAGINAÇÃO


As iniciativas de GZA, um menino curioso pelos metais, causa e efeito e pigmentação de plantas estão colaborando pragmaticamente para uma nova visão sobre aprendizagem e ciência.

Nós da Ulla queremos fazer o mesmo, mas com nossos brinquedos. Instigar a curiosidade! Isso é tudo para nós!
              


Voltar